A bomba tira leite é um dispositivo manual utilizado pelas mães lactantes para auxiliar na extração do leite materno para armazenar/congelar, ou para alimentar o bebé quando as mães enfrentam problemas de amamentação, como ingurgitamento, baixo fornecimento de leite e mamilos umbilicados.
Descrição
A bomba habitualmente é feita de vidro, com uma pera de borracha acoplada. O corpo da bomba tem forma cilíndrica de vidro que se posicionava sobre o mamilo.
A mãe apertava a pera de borracha para criar sucção. Este método dependia da força manual e podia ser cansativo.
É um equipamento de fácil utilização, portátil, com um design ergonómico e um sistema de bombeamento eficiente que minimiza o desconforto durante a extração.
A descoberta das bombas de extrair leite constituíram um avanço importante para a época, possibilitando que as mães pudessem extrair e armazenar leite materno. Estas tinham diversas limitações em termos de conforto, eficiência e higiene.
Finalidade
Esta bomba tem como finalidade a extração de leite, especialmente para as mães que trabalham e precisam de armazenar leite para alimentar o bebé mais tarde ou para aquelas que enfrentam problemas de amamentação, como ingurgitamento ou baixa produção de leite.
Referências Bibliográficas
Courage, H. C. (2022, september 12). The sucky history of the breast pump: Efficient, double electric pumps are only 30 years young, but contraptions for expressing breast milk have been around for millennia. Smithsonian Magazine. https://www.smithsonianmag.com/innovation/sucky-history-of-the-breast-pump-180980653/
Martucci J. (2013). Breast pumping. The virtual mentor: VM, 15(9), 791–797. https://doi.org/10.1001/virtualmentor.2013.15.9.mhst1-1309