Ebulidor

O ebulidor tem a finalidade de transformar a água em vapor através da fervura, para desinfetar material.

O ebulidor foi utilizado para desinfetar material (seringas, agulhas, etc.), anteriormente à evolução e disseminação do conhecimento sobre métodos de esterilização e sua eficácia.

Este método de desinfeção de materiais foi utilizado em hospitais, unidades de saúde e no domicílio.

Descrição

O ebulidor é composto por um caixa de metal de forma retangular, com tampa metálica, podendo integrar uma pega, normalmente em madeira. Alguns ebulidores também têm pegas laterais com o objetivo de evitar acidentes, ou queimaduras. No interior tem uma base perfurada que separa o material da água. Este serve também para armazenar o material após a fervura. A fonte de calor utilizada para o funcionamento do ebulidor era, normalmente, um bico de fogão elétrico.

Funcionamento

Antes do procedimento de fervura/desinfeção deve-se proceder a limpeza mecânica do material, que compreende a remoção da sujidade/matéria orgânica (sangue, secreções, etc.)

A limpeza representa uma etapa essencial para o controle microbiano, reduzindo a carga bacteriana, com recurso a água/sabão/escova e detergentes.

A fervura é o processo de eliminação de formas vegetativas existentes em superfícies inanimadas, mediante a aplicação de agentes físicos. O mecanismo de ação da fervura consiste na desnaturação de proteínas; não é um método de esterilização, mas após cerca de 15 minutos pode matar uma grande quantidade de microrganismos, não sendo eficaz contra endósporos bacterianos e alguns vírus.

Referências

http://www.funed.mg.gov.br/acervo-historico-fundacao-ezequiel-dias/estojo-esterelizador-com-seringa/ 

 Costa, A. (1942). Enfermagem (2ª ed., vol.1). Coimbra: Livraria depositária Moura Marques.