Este aspirador foi concebido por Pierre Carl Édouard Potain, médico que nasceu em Paris em 1825, que foi um importante estudioso de doenças cardíacas e pulmonares.
Finalidade
O aspirador de Potain, assim como o aspirador de Dielafoy, são instrumentos utilizados desde o final do século XIX para realizar toracocentese ou pleurocentese, para a drenagem de fluidos patológicos contidos na cavidade pleural.
Descrição/funcionamento
É constituído por um frasco de vidro, rolha de borracha, duas torneiras metálicas, tubo de borracha, que se bifurca em dois, bomba aspirante metálica e trocarter metálico que podia ter diferentes tamanhos e espessuras.
Ao frasco de vidro está adaptada uma rolha de borracha que se conecta a um adaptador de metal que contém duas torneiras que se ligam a dois tubos de borracha, respetivamente. À extremidade de um dos tubos conecta-se um trocater, com o qual se punciona a pleura, e à extremidade do outro conecta-se uma bomba metálica de aspiração que estabelece o vácuo dentro do frasco de vidro, provocando a drenagem do líquido pleural.
Referências
https://www.historiadelamedicina.org/Instrumentos/instrumento_98.html
Costa, A. (1942). Enfermagem (2ª ed, vol.1). Coimbra: Livraria depositária Moura Marques.