Grupo de História e Memórias da ESEP: Da sua fundação aos dias de hoje

O Gabinete de História e Memórias - GHM, criado em 2012, veio dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido desde os anos 90, tendo como finalidade dar a conhecer a memória e a história do ensino e da prática da profissão, contribuindo para a construção da identidade profissional da Enfermagem.

Na década de 90 um grupo de enfermeiras professoras da Escola Superior de Enfermagem de São João, na tentativa de preservar e transmitir a história da Instituição às novas gerações e comunidade, propôs à direção a criação de um pequeno espaço onde se pudesse realizar esse projeto.

No ano de 1993 a direção da Escola solicitou a concretização dessa intenção à Professora Lourdes Santos. Assim, surgiu um espaço onde foram reunidos: a história documental da Instituição, os materiais utilizados no desenvolvimento pedagógico do ensino teórico e prático da enfermagem e algumas peças decorativas da Escola e do Lar (Álvares Cabral).

Posteriormente, para dar continuidade a este projeto, foi designada uma equipa de trabalho, constituída por elementos de diferentes áreas de desempenho da Escola. Em virtude de terem sido identificadas novas peças, a referida equipa considerou a necessidade de ampliar e reformular a estrutura existente. Esta proposta foi aceite pelos órgãos diretivos e assim nasceu o “museu” que foi enriquecido com objetos relacionados com a prática de cuidados de enfermagem, dos serviços administrativos, das tunas académicas, da associação de estudantes, peças decorativas do lar (Dr. António Bernardino de Almeida) e objetos oferecidos por professores e antigos alunos que após terem visitado o museu se interessaram pelo seu enriquecimento.

Pretendeu-se, simultaneamente, anexar o arquivo inativo e criar condições para trabalho de pesquisa, nomeadamente aos estudantes com o objetivo de tornar a sala museu um espaço vivo.

Na sequência da dinâmica implementada realizou-se a inauguração do museu, tendo a equipa de trabalho, atrás referida, proposto a designação de Sala Museu Enfermeira Lourdes Santos por ter sido esta professora a concretizar este projeto.

O decreto-lei 175/2004 de 21 de julho, determina a fusão das Escolas Superiores de Enfermagem Públicas, do Porto: Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes tornada oficial em 1977, Escola Superior de Enfermagem de São João criada no ano de 1954 e a Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto criada no ano de 1983. Da fusão resultou uma nova escola designada por Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

Em consequência da fusão das Escolas (2007) os órgãos de gestão decidiram transferir este espaço para o Palacete Eduardo Glama, edifício secular, sito na Rua Álvares Cabral nº 384, Porto. Neste contexto, surge o atual Núcleo Museológico da ESEP, cuja inauguração teve lugar no dia 15 de junho de 2009.

Este núcleo reúne todo o espólio identificado das Escolas acima referidas.

Em 2012, foi criado o Gabinete de História e Memórias – GHM, cujo grupo veio dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, tendo como finalidade dar a conhecer a memória e a história do ensino e da prática da profissão, contribuindo para a construção da identidade profissional da Enfermagem.

Nomes da esquerda para a direita:

Isabel Guimarães Martins

Orísia Pereira