Aspirador de Potain

Aspirador de Potain também chamado de aspirador de vácuo é um dispositivo que era utilizado para aspirar conteúdo pleural e para a introdução de substâncias medicamentosas.
Aspirador Potain ou Vacuo

Este aspirador foi concebido por Pierre Carl Édouard Potain, médico que nasceu em Paris em 1825, que foi um importante estudioso de doenças cardíacas e pulmonares.

Finalidade

O aspirador de Potain, assim como o aspirador de Dielafoy, são instrumentos utilizados desde o final do século XIX para realizar toracocentese ou pleurocentese, para a drenagem de fluidos patológicos contidos na cavidade pleural.

Descrição/funcionamento

É constituído por um frasco de vidro, rolha de borracha, duas torneiras metálicas, tubo de borracha, que se bifurca em dois, bomba aspirante metálica e trocarter metálico que podia ter diferentes tamanhos e espessuras.

Ao frasco de vidro está adaptada uma rolha de borracha que se conecta a um adaptador de metal que contém duas torneiras que se ligam a dois tubos de borracha, respetivamente. À extremidade de um dos tubos conecta-se um trocater, com o qual se punciona a pleura, e à extremidade do outro conecta-se uma bomba metálica de aspiração que estabelece o vácuo dentro do frasco de vidro, provocando a drenagem do líquido pleural.

Aspirador Potain ou Vacuo
Aspirador Potain ou Vacuo

Referências

https://www.historiadelamedicina.org/Instrumentos/instrumento_98.html

Costa, A. (1942). Enfermagem (2ª ed, vol.1). Coimbra: Livraria depositária Moura Marques.