200 anos de Florence Nighingale e Ano Internacional do Enfermeiro

Este ano celebram-se os 200 anos do nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da Enfermagem Moderna.

Para comemorar esta data, bem como o Ano Internacional do Enfermeiro e o termino da campanha Nursing Now, o Gabinete de História e Memórias da Escola Superior de Enfermagem do Porto lançou um desafio aos estudantes do Grupo de Ilustração em Saúde da ESEP.

As ilustrações criadas por estes jovens retratam a sua visão da enfermagem ao longo dos tempos, com particular destaque para a situação que todos vivenciamos neste momento e culminam na expectativa de melhores dias.

Estas imagens transmitem uma mensagem simples, profunda e, com a qual, se pretende homenagear todos os enfermeiros.

enfermeira-Cátia-domicilio

“Seremos uma ponte entre os cuidados diferenciados e as pessoas, seja ele nos hospitais, centros de saúde, no domicílio ou na rua”

“O controlo do vírus está nas tuas mãos”

“A enfermagem é arte, é emoção, solidariedade e nobreza do caráter.”

“Enquanto existir vida, existirá enfermagem”

“Viver significa lutar” – Séneca

“Do início da vida, para a vida”

“Enfermagem é uma arte… É uma das artes poder-se-ia dizer, a mais bela das artes” – Florence Nightingale